Condomínio Simples

COMO FAZER PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA DE CONDOMÍNIO

Faz parte do trabalho do síndico realizar uma boa previsão orçamentária. A atividade é considerada uma das partes mais importantes da gestão condominial. O fato é que surgem muitas dúvidas de como fazer previsão orçamentária de condomínio e para que ela serve.

Mas afinal, o que é previsão orçamentária de condomínio?

Em resumo, é o processo de análise e decisão sobre como será gasto o dinheiro arrecadado pelo condomínio durante o ano seguinte. É uma previsão das despesas futuras do condomínio baseada nos custos dos meses anteriores.

Com ela, é possível montar o planejamento financeiro e garantir que todas as necessidades do condomínio sejam atendidas ao longo do ano.

A previsão orçamentária deve ser apresentada pelo síndico e conselho fiscal à assembleia geral ao menos uma vez por ano, obrigatoriamente. A prática pode ser realizada em dois períodos: no final do ano ou durante o início do ano vigente, de janeiro a março.

Por onde começar?

Primeiramente, faça uma análise criteriosa de quais são os gastos previstos para o novo ano que se aproxima. Isto pode ser feito tomando como base as despesas que o condomínio teve no ano atual.

Entre elas, devem constar, por exemplo, os custos com água, luz, telefones, manutenções dos elevadores, portões automáticos, interfones, equipamentos de ginástica, piscina, jardins e de antenas coletivas, recargas de extintores, seguros, impostos, conservação, materiais de escritório e de limpeza, uniformes, equipamentos de segurança e folha de pagamento dos funcionários – incluindo-se aí: férias, 13º salário e eventuais rescisões contratuais de trabalho.

Estabeleça as receitas

Estabeleça os valores fixos que os condôminos terão que pagar mensalmente, ou seja, as taxas de condomínio. Estas serão as receitas no seu orçamento.

Isto feito, basta emitir os boletos, entregá-los a cada um e, claro, controlar os pagamentos durante o ano todo.

Planilha, Planilha, Planilha

Coloque todos estes levantamentos, de preferência em uma planilha de Excel, que garante uma listagem bem feita e soma e divide automaticamente, quando utilizada com as devidas fórmulas.

Lembre-se dos reajustes anuais de fornecedores e colaboradores

Não se esqueça de incluir a inflação do período, calcular os reajustes salariais dos funcionários e levar em conta os aumentos dos contratos com prestadores de serviço.

 

Saiba que haverá inadimplências

Veja os casos de inadimplência do ano em vigência. Possivelmente terá o mesmo número de casos no ano seguinte.

Se a inadimplência só cresce, assim que terminar esse texto clica aqui para saber algumas dicas de como diminuir a inadimplência do seu condomínio.

Pode acontecer imprevistos? Deixe uma gordura.

Depois de tudo somado, considere uma margem de sobra (verba entre 5% e 10% do total do orçamento).

Imprevistos sempre acontecem e você não estará descoberto para pagar consertos de vazamentos inesperados ou substituição de algum equipamento, por exemplo.

Planeje as obras

Pense nos investimentos que serão necessários. Quais as obras que precisarão ser realizadas no ano que vem? Mesmo que você não vá realizá-las agora, já faça três orçamentos para você ter poder fazer um cálculo estimado de quanto será gasto.

DICA EXTRA

PEÇA AJUDA PARA A ADMINISTRADORA

Uma administradora como a Condac Condomínios poderá ser um peça importante na elaboração de uma boa previsão orçamentária. Por já ter experiências na produção, a possibilidade de erros ou problemas futuros diminuírem bastante, com isso a vida condominial será mais harmônica.
Uma administradora cuidará do levantamento dos dados e trabalhará em parceria com o síndico, de forma a entender bem as necessidades do condomínio para o próximo período. A administradora também irá auxiliar na apresentação da previsão orçamentária na assembleia geral do condomínio.

Até mais.

COMO FAZER PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA DE CONDOMÍNIO
21/10/2020   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio