Condomínio Simples

5 dicas de ouro para manter o condomínio organizado

Uma gestão eficiente é uma em que a quantidade de acontecimentos que o condomínio não espera diminua bastante devido a prevenção feita em elementos que venham ocasionar essas surpresas assim a rotina administrativa começa a fluir melhor. Algumas medidas como estar sempre por dentro dos assuntos do condomínio, conversar com os condôminos, manter as contas sempre em dias, parecem até medidas bem fáceis de serem seguidas, mas as vezes devido a uma rotina que não tem organização ou até mesmo as tarefas que o síndico acumula podem tornar essas medidas um pouco difíceis de aplicar. Pensando nisso separamos aqui 5 dicas de ouro para manter o condomínio organizado. Confira.

1 – Assembleias são importantes

É durante a assembleia que as decisões do condomínio são tomadas, então é importante que elas sejam convocadas com o prazo correto, estabelecido pela convenção e que tenha pontos de discussão bem definidos no edital de convocação. Lembre-se se divulgar a convocação das reuniões para todos os condôminos, coloque nos quadros de avisos, envie por e-mail use os meios de comunicação que estiverem disponíveis ao condomínio.

2 – Faça um check list de atividades para o zelador

Monte uma lista de tarefas para o zelador realizar durante a semana ou o mês, liste itens que devem ser vistoriados com frequência e acompanhe se a rotina está sendo seguida. Além de otimizar o tempo do síndico esse check list sendo executado pode prevenir despesas maiores ao condomínio, pois com a revisão periódica de alguns itens muitos problemas podem ser evitados.

3 – Previsão Orçamentária de acordo com a necessidade do condomínio

A previsão orçamentária deve acontecer obrigatoriamente pelo menos uma vez por ano, nesse levantamento devem ser apuradas as medias de todas as despesas ordinárias do condomínio durante os últimos 12 meses e ser reajustada utilizando algum índice de reajuste para o aumento dessas despesas levando em conta que contratos de serviços e concessões também são reajustados, é importante que a taxa de condomínio seja suficiente para suprir as despesas essenciais do condomínio para que as contas não fiquem no vermelho.

4 – Segurança

Além de treinar os funcionários para se manterem atualizados com as medidas de segurança do condomínio, cuidar da manutenção dos equipamentos como câmeras, cerca elétrica, alarmes, é fundamental. Também é importante que as entregas realizadas no condomínio sejam feitas apenas na portaria e que o morador dirija-se até a portaria e retire sua encomenda para que assim seja evitado que estranhos circulem livremente dentro do condomínio.

5 – Conte com ajuda profissional

Manter um condomínio organizado e administra-lo não é uma tarefa fácil, é comum o síndico contar com auxílio de administradoras de condomínio e muitas vezes até de um administrador fixo no prédio dependendo do porte e da necessidade do empreendimento. Na hora de escolher esses profissionais, pesquise, converse com outras pessoas que utilizam o serviço e não se guie apenas pelo preço, mas sim pela qualidade do serviço, afinal é o seu patrimônio que está em jogo.

Se você ainda não conhece o papel de uma administradora e tudo que ela pode fazer pelo seu condomínio baixe agora mesmo o Ebook: Tudo Sobre Administradora de Condomínios, que preparamos para você! Clique aqui!

condomínio organizado
20/11/2019   publicado por: Condac Condomínios
Tags: #administraçãodecondominios #boagestãodecondomínio #gestãodecondomínio
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio