Condomínio Simples

Porque pagar a taxa de condomínio?

A taxa de condomínio é obrigatória, mensal e sucessiva. Os condôminos devem pagar a fim de custear a manutenção dos serviços e conservação das partes comuns a todos no empreendimento. 

Esta taxa é definida em conjunto por uma assembleia e leva-se em conta a soma de todos os custos fixos e variáveis do condomínio, depois se divide o valor total pelo números de unidades ou fração ideal pertencente a cada condômino, a forma de divisão dos valores é estabelecida pela convenção. 

Vale lembrar que condômino são todos os proprietários de imóveis ali, independente de ele morar ou não, do imóvel estar ocupado ou não, a taxa do condomínio deve ser paga.

 

MAS AFINAL: QUAL A IMPORTÂNCIA DA TAXA DO CONDOMÍNIO? 

A taxa de condomínio é usada para o pagamento da mão de obra, como: zeladores, administradores, portaria, que geralmente é 24 horas, guardas que da ronda noturna, conservação das áreas comuns, energia elétrica, água, telefone, impostos e demais serviços ou infraestrutura necessária para o bem comum de todos os moradores. 

Concordamos que são muitos custos, mas sem eles o bom funcionamento do condomínio não terá êxito. Não só o bem estar dos moradores, mas a valorização dos imóveis de uma maneira geral com sua manutenção depende do pagamento da taxa condominial. 

Algumas pessoas acreditam que a taxa de condomínio é ter um aluguel eterno, e que não justifica morar nesses lugares. Mas a verdade é que o condomínio acompanha muitos benefícios, o principal desses benefícios e uma melhora sensível na segurança que é algo tão buscado nos dias de hoje.

 

QUANDO UM NÃO PAGA, TODOS PAGAM!

A estrutura física do condomínio é mantida graças à divisão dos custos entre os moradores como falamos anteriormente. Despesas de água, luz, funcionários, etc, são cumpridas por meio da cobrança da taxa do condomínio. No entanto, quando alguém deixa de efetuar o pagamento mensal, os demais acabam tendo que arcar com a fatia do inadimplente.

Se um deixar de pagar e com isso o condomínio não conseguir honrar seus pagamentos com funcionários e fornecedores todos acabam perdendo. Dia após dia o condomínio irá se desgastar e assim acontece a desvalorização. Outros problemas como processos trabalhistas e de fornecedores poderão acontecer e tudo vai se transformando numa bola de neve. 

Cabe ao síndico conversar com os inadimplentes mostrando a importância do pagamento e se ainda assim não resolver, ele pode tomar medidas mais enérgicas, como negativação e levar para cobrança judicial a fim de ser sanada a dívida daquele condômino.  

Então a dica é: trate a taxa do seu condomínio como umas das suas prioridades mensais. 

 

É POSSÍVEL REDUZIR O VALOR DA TAXA DE CONDOMÍNIO?

É importante fazer uma revisão dos gastos do condomínio e tentar verificar se algumas despesas podem ser evitadas ou reduzidas. Gastos com água e luz pode está muito alto e seja necessário realizar campanhas para incentivar os moradores a reduzirem o consumo.

Seja qual for a situação, todos esses cortes de gastos devem ser feitos sempre que possível, mas nunca eliminando a qualidade dos processos, como no caso de limpeza, segurança, reformas ou reparos.

Uma administradora de condomínios como a CONDAC pode ajudar a identificar custos elevados ou fazer com que o dinheiro do condomínio seja empregado de forma correta, sempre com as previsões orçamentárias e mostrando as prestações de contas.

 

Gostou das dicas? Continue acompanhando os nossos conteúdos aqui no blog e em nossas redes sociais. 

A CONDAC vem inovando e ajudando a capacitar novos profissionais para integrar o Mercado condominial que vem crescendo cada vez mais. Então acompanha a gente para ficar por dentro das palestras e cursos que realizamos.

pagar a taxa de condomínio
01/01/2020   publicado por: Condac Condomínios
Tags: #administraçãodecondominios #inadimplencia #taxaordinaria
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio