Prestação de contas do condomínio: O que é e qual sua importância
O tema da matéria de hoje é algo que muitas vezes é subestimado pelos gestores e moradores dos condomínios: a pasta de prestação de contas que também é conhecida como balancete.
No balancete é onde se encontra o registro de toda a movimentação financeira do condomínio e os documentos que comprovam o que foi recebido e pago dentro de cada mês. Essa prestação de contas deve ser feita regularmente através de demonstrativo financeiro ou balancete mensal, as informações devem ser claras e precisas, quanto mais detalhadas melhor.
Qual a importância da prestação de contas?
Uma administração que deseja ser transparente e objetiva deve facilitar o relacionamento com os condôminos, e é através do balancete que os condôminos conseguem acompanhar a gestão do sindico e verificar como estão sendo utilizados os valores arrecadados com a taxa condominial.
Os registros mensais das despesas e receitas são a base para a elaboração da previsão orçamentaria anual, é nos balancetes que estão os dados reais do condomínio, partindo dessa análise que se define o reajuste da taxa condominial e como está deverá ser aplicada.
Além de ser importante para a transparência da gestão, todos os moradores têm o direito de receber os demonstrativos todos os meses, é fundamental existir essa comunicação para que todos saibam as necessidades e o que está acontecendo no condomínio.
Receitas x despesas
É importante que os condôminos saibam qual a receita arrecadada e conheçam todos os custos do condomínio. O ideal é que as informações sejam de qualidade e separadas por grupos: primeiro as Receitas, depois as Despesas e por último os Saldos bancários.
No grupo de despesas deverá constar os dados referentes ao dia a dia do condomínio, as despesas de consumo, como a água, a energia e o gás, as manutenções, como os elevadores, as bombas e os interfones, as despesas administrativas e principalmente as despesas com pessoal, que são todos os gastos que envolvem os funcionários, como por exemplo os salários, benefícios as férias e os impostos e encargos sociais.
Na pasta de prestação de contas do condomínio devem ser anexados todos os comprovantes de recebimento das receitas e pagamento das despesas, esta pasta após elaborada e conferida pelo síndico, deve ser enviada para parecer do conselho fiscal do condomínio. E lembre-se, em qualquer compra, mesmo que pequena, deve ser sempre solicitada a nota fiscal ou cupom fiscal e o recibo.
