Quais os erros mais comuns na gestão do síndico?
Ser síndico não é um trabalho fácil. Exige tempo, entendimento de gestão financeira, administração e em muitos casos muita paciência para driblar problemas que muitas vezes em nada possuem relação com a função, mas o cargo deixa uma porta aberta para ouvir os mais diversos tipos de problema veja erros mais comuns na gestão do síndico.
O síndico eleito também é representante do condomínio judicialmente e necessita de muito jogo de cintura para uma boa gestão. E como não é uma tarefa fácil, listamos os erros mais comuns na gestão do síndico que podem ser evitados.
Não saber ouvir.
O síndico não pode fazer tudo sozinho e são os moradores os seus olhos e ouvidos constantes. Há um problema? Ouça. Pode ser algo não essencial ou mesmo não relacionado com as funções do síndico mas pode ser algo de extrema importância e não notado antes. Além disso o síndico trabalha para o morador, para o bem de todos. Se o morador não está satisfeito com algo deve ser ouvido.
Mudar a destinação dos gastos sem comunicar aos moradores.
Todo gasto deve ser comunicado. Se não está dando para pagar tudo o procedimento é convocar uma assembleia e mostrar em números que a arrecadação está baixa. Não se pode simplesmente usar o fundo de obras para pagar funcionários, por exemplo. É preciso ter a aprovação de todos.
Não cuidar da manutenção estrutural.
Seja um condomínio de casas ou apartamentos, é obrigação do síndico manter as áreas de uso comum como por exemplo hall, portaria, garagem, jardim funcionando e em ordem. A manutenção é a melhor maneira para evitar gastos extras ou acidentes.
Expor os inadimplentes.
Não é apenas um problema de constranger quem deve a taxa de condomínio mas de permitir uma ação judicial por danos morais. A cobrança pode ser feita em particular em uma conversa, por meio de correspondência, e-mail, telefone, mas jamais em público. Nada de listas no elevador apontando quem não pagou naquele mês.
Tomar decisões sem votação.
Algumas são urgentes como uma obra de reparo mas a verba é dada por todos e os moradores sempre devem ser consultados. Não importa se é uma reunião para hoje a noite, convoque para explicar a situação.
Oferecer desconto para pagamento de taxas atrasadas de condomínio.
É uma solução simples mas não é justa para com quem paga em dia. Caso contrário todos vão deixar de pagar para conseguir desconto a longo prazo e o síndico não terá verba para trabalhar.
Tratar mal os funcionários ou não pagar seus encargos.
Em ambos os casos fere-se as leis trabalhistas e pode haver processo. Além do mais, todo trabalhador merece respeito e tem direitos garantidos pela CLT a serem pagos corretamente.
Não pagar as contas do condomínio em dia.
Além de gerar multas desnecessárias e diminuir o valor disponível para uso interno é obrigação do síndico manter todos os serviços funcionando e devidamente pagos. Suspensão de um serviço por não pagamento pode fazer o síndico pagar do próprio bolso a multa e taxa de religação.
