Condomínio Simples

QUAL A IMPORTÂNCIA DO REAJUSTE NA TAXA CONDOMINIAL?

A taxa de condomínio é a única forma do empreendimento para se manter as manutenções em dia e garantir o pagamento do salário de toda equipe que trabalha no local: porteiro, zelador, limpeza, guardas. Todas essas contas sofrem ajustes anuais, e é a partir deste ponto que vem a importância do reajuste na taxa condominial.

Uma das vantagens de se pagar a taxa do condomínio é valorizar o seu bem e tornar uma obrigação garantida pelo Art. 1.336 do Código Civil. O inciso I define que é dever do condômino contribuir para as despesas da administração.

COMO SE DIVIDE A TAXA CONDOMINIAL?

A taxa condominial serve para o custeio de todas as despesas do condomínio e ela se divide em duas:

Taxa ordinária: tem a finalidade de custear as despesas necessárias à administração, manutenção básica, pagamento de água, luz, seguro condominial, folha de pagamento dos funcionários, pequenos reparos e outras despesas ordinárias.

Taxa extraordinária: é o valor cobrado, após autorização da assembleia geral, para gastos que aumentem o valor mensal do condomínio. Geralmente esse tipo de taxa é reservado para benfeitorias, obras de reforma e aquisição patrimonial.

Veja aqui de uma maneira mais especificada o que é taxa ordinária e taxa extraordinária.

A DOR DO REAJUSTE NECESSÁRIO:

É comum que a taxa do condomínio sofra reajustes anuais. Por estar relacionado ao rateio das despesas do condomínio, se os gastos aumentam, só há duas saídas: ou a taxa aumenta ou cortam-se despesas.

Inclusive, recentemente, escrevemos um texto com 5 maneiras de reduzir os custos no condomínio. Vale a pena a leitura, basta clicar aqui! 

O reajuste da taxa condominial é sempre algo traumático para síndicos e condôminos por incidir diretamente nos custos fixos. Nesse momento, síndico e morador devem ter um debate franco e transparente sobre as contas do condomínio. Explicar como funciona o reajuste das taxas condominiais é sempre a melhor saída.

O QUE CONSIDERAR NA HORA DO REAJUSTE?

  1. Em diversas localidades do país há reajustes de categorias prestadoras de serviços condominiais no início do ano. Esses valores geralmente acompanham a inflação acumulada em 12 meses. Por isso, o síndico deve levar em conta o dissídio anual e os encargos trabalhistas no reajuste.
  2. Contas de água e luz são responsáveis por uma grande fração de custos do condomínio. Para projetar gastos futuros o síndico deve observar o que foi gasto no ano encerrado e acrescer o valor do IGP-M para projetar um valor mensal que será gasto no decorrer do ano.
  3. Contratos de serviços de manutenção como bombas, elevadores e portões geralmente sofrem reajustes anuais. Consulte os contratos, faça projeções e negocie!
  4. Todo condomínio precisa, em algum momento, de uma benfeitoria. Recuperação da fachada, grandes impermeabilizações ou melhorias em áreas comuns demandam um grande aporte financeiro. Para essas grandes obras, procure criar um fundo de reserva ou de obras e deixar claro que uma parte da taxa mensal do condomínio será encaminhada para esse fundo e destinada para benfeitorias.
  5. A situação anual das contas também deve ser levada em consideração na hora do reajuste. Se o condomínio já vem com um bom saldo positivo de outros anos, não há necessidade do reajuste em um momento tão apertado da economia do país.
  6. Considere a inadimplência corrente do condomínio. Se o número de inadimplentes for muito alto os condôminos adimplentes terão que arcar com as despesas ordinárias, elevando assim o reajuste.

TRANSPARÊNCIA E BOM SENSO:

Apesar dos possíveis atritos que uma assembleia geral para o reajuste da taxa condominial pode ocasionar, a transparência e ao bom senso ainda são as melhores ferramentas para que todos entendam a importância do reajuste na taxa condominial. Cabe ao síndico apresentar todos os aumentos possíveis na rotina de custos do condomínio para os condôminos saberem onde o seu investimento estará sendo empregado.

 

Até mais.

Qual a importância do reajuste na taxa condominial?
27/11/2020   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio