Condomínio Simples

Festas em áreas comuns: Como proceder?

Os locais de uso comum do condomínio são para benefício e usufruto de todos os moradores, eventualmente alguns residentes querem usar áreas como parques, garagem e jardim para uma festa ou evento aberto. Festas em áreas comuns pode? Por lei não há motivo algum para proibir o uso mas pode não ser agradável aos vizinhos. O bom senso em tais situações é importante mas proibição de fato não.

O ideal é que festas e eventos serem permitidos apenas no salão de festas com o devido agendamento com o síndico mas alguns locais rendem bons eventos também como a área da piscina, o jardim ou mesmo a garagem por ter mais espaço. Porém são de uso de todos e pode gerar diversos conflitos.

Por direito qualquer morador pode montar uma festa nestes locais mas não pode privar o uso dos vizinhos no mesmo horário, em especial os que estão com a taxa de condomínio em dia. Na prática fica assim: pode fazer uma festa na piscina mas não pode fechar o local para este evento. Os vizinhos podem nadar quando quiserem, inclusive enquanto a festa está acontecendo.

 

O que o síndico pode fazer sobre festas em locais de uso comum? 

O síndico tem um cargo de organização importante e pode intervir para evitar problemas agendando o uso dos espaços. Os locais de uso comum com alternativa de diversão como parque infantil, piscina e salão de jogos podem entrar na lista de agendamento também do condomínio.

Se for usar para uma festa um morador é só solicitar antecipadamente e se não houver impedimento dos demais o evento pode ser realizado. Mas isso deve constar no regimento devidamente votado e registrado para não gerar problemas futuros.

Deve-se criar uma forma de aviso para todos de quando haverá evento em uma área comum.

 

Uso de vagas de garagem em festas

A prática mais comum é não permitir aos convidados deixar o carro dentro do condomínio para não ocupar vagas de moradores ou trancar carros e bloquear o direito de ir e vir dos residentes. Este tipo de proibição gera incômodo quando se quer receber uma visita mas é uma medida de segurança para evitar estranhos se aproveitando do ambiente aberto e invadir apartamentos. Se há uma festa não dá para registrar todos os veículos e para os aproveitadores espertos é bem fácil usar da oportunidade para avaliar sistema de segurança e voltar em outro dia para um furto.

Alguns visitantes vão ficar chateados em notar a garagem com vagas e não poder entrar, mas é preciso ser firme na decisão. Nem todos os moradores são organizados o suficiente para deixar uma lista de todos os veículos de visitantes e seria dar mais uma função aos funcionários dos condomínios. Outros problemas também estão envolvidos em guardar carros de estranhos dentro: furtos e roubos. O condomínio não pode se responsabilizar por carros de terceiros.

guia de administração

festas em áreas comuns
04/01/2018   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio