5 MANEIRAS DE REDUZIR A CONTA DE LUZ NA QUARENTENA
Nessa quarentena, por conta da pandemia COVID-19, estamos em isolamento social, com isso o consumo de energia tende a aumentar. Vamos te ensinar 5 maneiras de reduzir a conta de luz na quarentena.
Nossa rotina mudou, trabalhos home office, as crianças com ensino online e o dia todo em casa, toda essa mudança no dia a dia faz com que a conta de energia aumente nesse período. Alguns entraram no programa do governo e terão suas contas zerada, mas a maioria além de ter que continuar a pagar normalmente, sofreram com o aumento do consumo.
O desafio é encontrar formas de ter o uso consciente de energia elétrica e encontrar alternativas para economizar. A seguir, listamos as 5 maneiras de reduzir a conta da sua luz nessa quarentena.
1 – Troca de lâmpadas
Uma atitude a ser tomada é a substituição das lâmpadas fluorescentes pelas de LED. Em um primeiro momento essa mudança gerará uma despesa, contudo, os novos modelos têm maior durabilidade. Logo, em médio e longo prazo haverá uma menor incidência de compra de lâmpadas, bem como uma redução no consumo energético.
As lâmpadas de LED duram até 25 mil horas e ainda são 30% mais econômicas do que as fluorescentes, no que se refere a gasto energético. Sendo assim, elas ajudam a reduzir a conta de luz.
2 – Sensores de presença
Pode até parecer uma coisa difícil, mas hoje os sensores estão vem acessíveis e já tem lâmpadas Led que já possuem o sensor embutido. Esses equipamentos proporcionam mais conforto, pois as lâmpadas acendem automaticamente quando alguém aparece no ambiente, e podem ser usados naqueles compartimentos que as pessoas mais esquecer de apagar a luz, como banheiros e cozinha.
3 – Tudo ligado ao mesmo tempo
É comum estarmos assistindo televisão e ficar no celular ao mesmo tempo, esse comportamento pode ser mudado. A ideia é desligar a televisão nesses momentos que estamos no celular, assim um aparelho que consome energia está sem consumir.
Nesse período de home office ganhamos mais um eletrônico em casa ligado mais tempo. O computador sendo usado durante todo o expediente é mais um consumo, mas lembre-se de desligar a tela nos momentos que não estiver sendo usado e ao final desligar a toda a máquina.
Não precisamos nem falar que se estiver com o computador nada de televisão. Além de se dispersar dos seus afazeres é mais um item de consumo de energia elétrica.
4 – Criança, por que tanta luz acessa?
Essa dica vai principalmente para quem tem criança em casa. Quem nunca precisou pedir para a criança desligar as várias luzes que ela sai acendendo durante a noite? Comum não é mesmo?!
Nesse período que precisamos reduzir a conta de energia é uma boa hora para redobrar o ensino em relação a esse quesito. Educar a criança para que o desperdício de luz não seja extremo é uma tarefa difícil, mas comece a mostrar as causas de se desperdiçar a energia.
Aqueles quadros de tarefas e recompensas é uma boa ideia. Outra forma de ajudar a reduzir o consumo é fazer brincadeiras que não envolvem eletrônicos, além de incentivar a criatividade da criança, pode ser um momento de tirar o tedio e mostrar novas formas de se divertir.
Ideias não faltam: jogos educativos, desenhar e cozinhar são algumas dicas que podem ajudar a distrair a criança e de forma divertida economizar energia.
5- Priorizar a iluminação natural
Uma atitude simples, mas nem sempre seguida é priorizar a iluminação natural. Isso significa que é possível aproveitar a luz do dia o máximo possível e acionar a iluminação artificial apenas em casos de necessidade. Quer um exemplo disso? É bastante comum o uso da luz do banheiro mesmo de dia. Então essa pequena mudança já traz resultados.
Vamos abrir as janelas e deixar o sol entrar!
DICAS RÁPIDAS
- Evite os banhos demorados;
- Cautela com o ar-condicionado;
- A porta da geladeira está aberta;
- Utilize menos a sua máquina de lavar.
A conscientização começa cedo.
Se você gostou das nossas dicas continue acompanhando o blog e as redes sociais da CONDAC.
Vamos passar por tudo isso e estaremos juntos, sempre!
