Inadimplência: três dicas que podem prevenir seu condomínio dos atrasos
Prevenir a inadimplência pode sair mais barato do que tentar eliminá-la depois de instalada. Claro que, nesse caso, a missão do síndico é bastante árdua. Porém, com a devida estratégia e organização é possível alcançar bons resultados e preservar a saúde financeira do condomínio.
Acompanhe de perto
O síndico deve estar de olho e avaliar, ao menos uma vez por semana a situação financeira do condomínio, para saber quem está em dia, ou não, com a sua taxa. Mas calma… Não estamos dizendo para ficar o tempo todo “no pé” do condômino. Basta conferir semanalmente, pra não deixar nada passar. O restante você vai saber como proceder abaixo.
Seja rápido
Agora sim! Identificou atrasos? É importante ter agilidade para, no primeiro momento ao vencimento da taxa, enviar uma carta amigável já com o boleto para pagamento. Dessa forma, é possível resolver situações triviais, como um simples esquecimento por parte do condômino. Afinal, com a correria do dia a dia, isso é mais do que comum.
Caso esse novo boleto vença, é possível insistir no envio da carta, dessa vez explicitando o referido débito em aberto. Outra medida interessante é a cobrança telefônica. Há empresas que oferecem esse tipo de serviço, contratado à parte, normalmente.
Conscientização sobre a inadimplência
É importante que os condôminos entendam como funciona a parte financeira do condomínio. Por isso, deixe de lado as cobranças em mural ou em assembleias (é muito constrangedor). Troque essas ações por campanhas periódicas de conscientização, que podem diminuir a inadimplência sazonal, daquela pessoa que privilegia o pagamento de outras contas, em detrimento da cota do condomínio. Nessas campanhas é importante salientar o que é a taxa condominial, do que é composta, e como é utilizada.
Também é importante mostrar o impacto da inadimplência nas contas do condomínio. Descrever o que não deverá sair do papel por causa de pagamentos pendentes costuma ter efeito positivo.
Gostou das dicas? É hora de colocá-las em prática. Caso você precise de ajuda, nós preparamos um material incrível que vai te auxiliar a administrar um condomínio com sucesso. Clique aqui e baixe-o agora mesmo.
