Condomínio Simples

8 segredos para acabar com a inadimplência de forma simples e prática!

Descubra os 8 segredos para acabar com a inadimplência de forma simples e prática!

Se você mora em condomínio, você sabe que um dos maiores problemas que a gestão enfrenta é a questão da inadimplência. Além de comprometer diretamente o orçamento da gestão (o que afeta tudo dentro do condomínio), também afeta todos os moradores, sabendo que o rateio das dívidas aumenta o valor das taxas do condomínio para as pessoas que sempre pagam o seu em dia.

Não pagar as taxas é um assunto realmente sério e pode trazer diversas consequências negativas para todo o condomínio. Com um caixa que não fecha, manter as despesas e todos os serviços funcionando se torna algo inviável.

Para contornar isso, os condomínios na maioria das vezes acabam optando por aumentar as taxas de todos os moradores na tentativa de salvar o caixa. Porém, essa é uma medida totalmente arriscada e na maior parte das vezes acaba aumentando ainda mais a inadimplência.

Por isso, agora você vai descobrir o que realmente dá para se fazer de efetivo dentro do condomínio para acabar de vez com esse fantasma que é a inadimplência.

Descubra agora os 7 segredos para acabar com a inadimplência de forma simples e prática e estabeleça uma boa gestão dentro do seu condomínio!

1- Estabeleça uma organização rigorosa e um acompanhamento semanal das contas do condomínio.

 

O primeiro passo para evitar que as contas do condomínio fiquem no vermelho é fiscalizar de forma rígida a entrada e saída de recursos.  Isso é fundamental para que se tenha controle de todos os recursos e que saiba onde eles estão sendo melhores usados.

Assim, você conhecerá todas as minutas da gestão do seu condomínio , terá controle da situação financeira e ficará menos refém da inadimplência.

Com uma administradora de confiança ao seu lado, é de extrema importância que ela faça um controle semanal das finanças, para identificar exatamente quem são os moradores inadimplentes, ter um controle de caixa maior e manter controle sobre as despesas.

Assim, o processo de cobrança e quitação da inadimplência se torna muito mais efetivo e rápido.

2- Ofereça soluções de desconto sob a taxa.

Quando o assunto é evitar que as contas do condomínio não sejam pagas, as opções de desconto são uma mão na roda e costumam funcionar muito bem.

Para usar essa estratégia de maneira eficiente, é bom estabelecer o desconto para boletos pagos antes da data de vencimento. Para isso, é importante ter total controle financeiro do condomínio para saber até que porcentagem de desconto você pode aplicar nessa estratégia sem colocar o caixa em risco.

Essa é uma estratégia aplicada e comprovada em diversos condomínios e pode gerar mais tranquilidade e segurança para a sua gestão.

 

3- Tenha disponível diversas formas de pagamento.

 

Muitos moradores na hora de pagar suas taxas reclamam da falta de diversidade nas condições de pagamento disponibilizadas pelo condomínio, querendo ou não, esse é um dos motivos da inadimplência aumentar e acabar causando problemas para a gestão. Para evitar isso, diversifique as opções de pagamento da taxa.

Mesmo que a opção tradicional seja o boleto, considere emitir as cobranças também em débito automático, cartão de crédito, débito e pix.

As pessoas não querem sair do conforto de suas casas, principalmente para pagar contas. Por isso, possibilitar o pagamento apenas por boleto não é uma opção saudável para o caixa do condomínio.

4- Deixe o processo de cobrança/pagamento o mais rápido, simples e prático possível.

 

Dando prosseguimento na nossa lista de segredos para acabar com a inadimplência, tornar o processo de pagamento mais fácil para os condôminos é fundamental.

Uma medida eficaz nesse sentido é disponibilizar a emissão da 2ª via de boleto pelo site ou sistema da administradora do condomínio. Se você não tem uma administradora de confiança ainda ao seu lado, clique aqui para conhecer a Condac!

Assim você elimina o retrabalho com inúmeras solicitações de 2ª via e os moradores conseguem mais praticidade para quitar seus débitos na segunda oportunidade.

Outra maneira(simples, mas fundamental) é enviar a cobrança com até 7 dias de antecedência da data limite para a quitação. Assim os moradores se organizam para conseguir pagar a taxa.

5- Crie grupos e campanhas de conscientização entre os moradores.

 

Uma das suas principais responsabilidades na gestão do condomínio é manter a transparência sobre os processos administrativos, repassando sempre aos moradores o conhecimento sobre a situação geral do condomínio(o que inclui a situação financeira).

Para fazer isso, tenha certeza de que a sua administradora tenha disponível uma plataforma onde todos conseguem ter acesso às informações e dados do condomínio.

Uma das principais reclamações dos moradores nesse sentido é a grande falta de transparência sobre o que acontece com o dinheiro do condomínio. A CONDAC é expert nesse assunto e em fazer uma boa gestão.

Com a questão da inadimplência, não é diferente. Trata-se, afinal, de um problema que impacta toda a comunidade, sendo igualmente prejudicial para todos. Uma outra sugestão eficiente é fazer grupos e campanhas periódicas de conscientização sobre a questão, abordando-a também nas assembleias.

Nas campanhas, é interessante explorar no que consiste exatamente a taxa condominial. O conhecimento e a clareza acerca da situação tendem a minimizar as ocorrências de inadimplência.

Na CONDAC, você tem um plano de ação completo de como atuar com eficiência nas assembleias e ganhar a confiança do conselho do seu condomínio e de todos os moradores estabelecendo boas estratégias de gestão.

6- Tenha pulso firme e use a lei ao seu favor: utilize de ações judiciais.

 

Nos casos mais extremos, você síndico e a administradora não podem retroceder: é importante buscar apoio jurídico.

Idealmente, deve-se esperar cerca de 90 dias, período no qual a gestão deve tentar oferecer acordos e soluções amigáveis para o pagamento dos inadimplentes. Porém, depois disso é de extrema importância que busquem maneiras legais e mais agressivas para resolver a questão.

Afinal, o condomínio é uma comunidade e, se uma pessoa está fazendo mal para essa comunidade, não é justo que todos sofram consequências pela ação de má fé de apenas uma pessoa.

7- Tenha uma receita garantida.

 

Não é segredo pra ninguém que dentro do condomínio é preciso ter caixa para conseguir manter todas as operações dele funcionando bem.

O problema, é que manter essas operações em dia pode ser tornar uma dor de cabeça para alguns condomínios, principalmente aqueles que tem uma situação de inadimplência recorrente.

Agora, o que pouca gente sabe, é que existe uma forma de contornar o problema de pouca grana em caixa e manter o condomínio funcionando mesmo que passe por alguns problemas financeiros.

E é disso que vamos falar nesse sétimo segredo!

Dentro do condomínio, através de parcerias que nós da Condac do condomínio fazemos, é possível ter uma receita garantida para suprir todas as necessidades e evitar possíveis problemas que possam ocorrer e colocar riscos às operações do condomínio.

Aqui na CONDAC, a receita garantida é uma benefício que nós oferecemos para todos os condomínios dentro da nossa lista de clientes. Onde, em parceria com a Urbana Garantidora, nós conseguimos garantir a receita do seu condomínio todo mês, mesmo que ele esteja sofrendo com problemas de inadimplência.

Essa solução pode salvar seu condomínio e é um dos segredos mais poderosos que podem fazer toda a diferença dentro da gestão condominial.

Se você chegou até aqui e ficou curioso para saber mais sobre a receita garantida, clique aqui e fale com nossa equipe no WhatsApp.

8- Tenha ao seu lado uma parceira de confiança e autoridade para fazer a gestão do seu condomínio.

 

Você precisa ao seu lado de uma parceira de confiança para te ajudar a implementar todas essas ações da maneira mais inteligente e eficiente possível.

Afinal, se a sua administradora não te ajuda ou contribui de maneira efetiva para sanar o problema da inadimplência e de outras questões do condomínio, você e todos os moradores sofrerão as consequências disso.

E cá entre nós, isso é um grande problema!

Só que, se você chegou até aqui e não tem uma administradora de confiança ao seu lado para te ajudar a fazer a gestão do condomínio e dar fim à inadimplência, acabando com todas as dores de cabeça que você tem para tentar resolver todas essas questões.

Tá na hora tomar uma atitude quanto isso.

Por isso, nós não podemos deixar você sair daqui com os segredos revelados sem também te ajudar a implementá-los dentro do seu condomínio.

Então nós preparamos nossa equipe e deixamos uma pessoa especialista em condomínios 100% disponível para atender você que está aqui agora e te ajudar a colocar o seu condomínio no lugar, fazendo uma boa gestão.

Se você quer acabar com a inadimplência, ter uma boa gestão, dar adeus às dores de cabeça, ter mais tempo livre e ver o seu condomínio prosperando…

Clique no botão que deixamos aqui embaixo e fale com a gente!

Estamos há mais de 20 anos ajudando condomínios a prosperarem e agora chegou a hora de, ao seu lado, ajudar o seu!

Clique no link abaixo e vem falar com a gente!

Clique Aqui!

Sem Imagem
22/04/2022   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio