Condomínio Simples

Administradora de condomínio e síndico: Uma parceria de sucesso

A administradora de condomínio e o síndico é uma parceria que, exercendo um bom trabalho, gera ao condomínio e aos condôminos uma maior credibilidade para a gestão de ambos.  Para que essa parceria possa atingir os objetivos, é necessária uma convivência harmoniosa baseada no respeito mútuo e que cada parte saiba as suas responsabilidades, de forma que essa engrenagem funcione de forma ativa e sem problemas. Administradora e síndico possuem papeis diferentes, mas que no dia a dia da vida condominial esses dois personagens se complementam. Qualquer desequilíbrio nessa relação provocará forte impacto aos condôminos e até na valorização do condomínio.

PAPEIS DIFERENTES

O síndico possui uma responsabilidade em seu condomínio, respondendo as seguintes situações:

  • Organizar e Convocar Assembleias;
  • Representar o Condomínio Legalmente;
  • Zelar as Áreas Comuns;
  • Realizar a Gestão das Manutenções;
  • Cumprir e Fazer Cumprir as Normas  Internas do Condomínio;
  • Prestar contas na assembleia geral ordinária do condomínio;
  • Guardar toda documentação administrativa, bancária, técnica, fiscal, previdenciária e trabalhista;
  • Contratar seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição total ou parcial;
  • Aplicar e cobrar as multas estabelecidas na lei, na Convenção ou Regimento Interno.

O síndico é o principal responsável pelo que ocorre no condomínio, mas existe uma solidariedade com a administradora que por sua vez é responsável por funções importantíssimas, principalmente na parte financeira do condomínio. Vamos listar algumas das funções exercidas pela Administradora de condomínios:

  • Realizar a gestão contábil;
  • Elaboração dos Boletos das cotas condominiais;
  • Gestão e Controle das Inadimplências;
  • Elaboração de balancete mensal;
  • Elaboração da Folha de Pagamento;
  • Fazer a gestão dos contratos dos prestadores de serviços;
  • Elaborar a previsão orçamentária de cada período (em parceria com o síndico);
  • Estar de acordo com as exigências de segurança, direitos trabalhistas, tributos, encargos, impostos e outros.

As atribuições da administradora devem constar detalhadamente no contrato firmado. Analise bem esse contrato e se possível peça ajuda de algum membro do conselho. 

 

03 DICAS PARA QUE O SÍNDICO E A ADMINISTRADORA DESEMPENHEM UMA BOA GESTÃO

 

Dica 01: Seja transparente

A transparência evita atritos! Que fique claro todas as atribuições da administradora de condomínio e do síndico. Muitos problemas são evitados quando os condôminos sabem de que maneira é feita a gestão por parte dessa parceria Síndico e administradora.

Dica 02: Tenha uma comunicação aberta

Muitos problemas se resolvem com uma boa conversa. O síndico e a administradora tem papeis diferentes mas que se completam, então é importante ter uma comunicação clara e acessível para que ambos possam trabalhar de forma harmônica. A boa comunicação transmite confiança e credibilidade e só quem tem a ganhar é o condomínio e aqueles que fazem parte dele.

Dica 03: Confiança x Hierarquia x Respeito

Esse é um ponto importante, a Administradora deve se reportar ao síndico. Da mesma forma que os condôminos também se reportam. Os condôminos não podem interferir ou dar ordens para Administradoras. Se algo acontece o síndico é o responsável pela as providências necessárias apresentadas por condôminos e moradores junto à Administradora.

Havendo sinergia na comunicação entre o síndico e Administradora, que reflita num canal aberto para condôminos e moradores, haverá o alinhamento em consequência. O síndico que escolheu a administradora que seria sua parceira nessa gestão, então que essa escolha tenha sido muito bem avaliada para que a confiança e o respeito mútuo seja prevalecente.

Que fique claro que a Administradora de condomínios e síndico tem papeis diferentes mas que se complementam para o bem estar do condomínio e seus condôminos. Que a parceria prevaleça em nome da vida condominial saudável, harmônica e estável.

Para saber tudo que uma administradora pode fazer pelo seu condomínio baixe GRATUITAMENTE esse E-Book: Tudo que você precisa saber sobre administradora de condomínio. Até mais!

administradora e síndico
05/06/2019   publicado por: Condac Condomínios
Tags: #administraçãodecondominios #boagestãodecondomínio #escolheradministradoradecondomínio #sindico
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio