Condomínio Simples

Cartilha de etiqueta em condomínio

26/12/2017   publicado por: Condac Condomínios

Um condomínio é um espaço privado em que moradores vão se cruzar todos os dias, conviver lado a lado e as vezes porta com porta. Conflitos sempre vão existir e devem ser solucionados, mas uma pequena cartilha de etiqueta em condomínio com atitudes simples para se adotar pode ajudar bastante a vida em um ambiente de residências privado, em especial para evitar aborrecer ao próximo e o privar de sua liberdade. 

Criar uma cartilha de bons modos na vizinhança é uma forma de ajudar aos vizinhos a praticar bons modos e evitar aborrecimentos. O síndico pode tomar a iniciativa, pois administrar um condomínio vai muito além de pagar contas. É também garantir a harmonia entre os moradores e evitar reclamações. Muitas das medidas listadas na cartilha não precisam estar no código de conduta, nas regras a serem seguidas por todos os moradores, apenas ajudam a melhorar o ambiente e até manter o convívio agradável. Algumas dicas são:

 

Dê preferência a animais de pequeno porte

Não é proibido ter animais em condomínio, por lei esta regra não pode existir porque não se pode proibir de criar animais em ambiente privado. Mas é de bom senso dar preferência a animais de pequeno porte porque não assusta a quem tem medo, os latidos são mais baixos e é menos sujeira nas áreas comum.

 

Suba as escadas de madrugada em silêncio

Na maioria delas o barulho é intenso pelo eco e pode acordar seus vizinhos. O ideal é subir sempre com a menor quantidade de som possível, mas em horários acima das 22 horas o melhor é ser mais discreto ainda.

 

Assistir televisão em um volume agradável

Todo mundo adora um som estéreo mas condomínios de apartamento podem permitir que seu vizinho escute tudo o que acontece na sua casa. Evite incômodo porque todo mundo quer assistir alguma coisa. O mesmo vale para ouvir música.

 

Se você toca um instrumento, invista em revestimento acústico

Pode diminuir em mais de 90% o som nas paredes vizinhas e não é tão caro quanto se imagina, além de durar décadas. Mesmo o morador do lado jamais reclamando em algum momento ele vai se incomodar com seu ensaio de bateria ou enquanto ainda aprende a tocar guitarra.

 

Sujou? Limpe

Tudo bem ter um serviço de limpeza no condomínio mas ele demora um pouco a voltar ao mesmo local. Em áreas comum é de bom tom todos os moradores levarem consigo seu próprio lixo ou jogar na lixeira. Um ambiente limpo é bem mais agradável.

 

Questione, não grite

Encontrou algo de errado na sua porta e suspeita do vizinho? Converse com ele com educação ou fale com o síndico. Junte a maior quantidade de provas possível mas fale em tom ameno, sempre buscando a solução. Lembre que possivelmente vocês vão conviver por um bom tempo e quanto menos entraves melhor.

 

Coloque o carro na vaga da garagem na posição correta

 Todos temos pressa, inclusive quem vai sair com o carro e precisará manobrar bastante porque você colocou o seu torto. Avalie também antes da compra de um veículo se ele ocupará duas vagas e atrapalhará o vizinho.

 

Oriente seus convidados a não circular pelo condomínio

No salão de festas e seu apartamento pode, mas evite expandir a festa para os demais espaços e incomodar os moradores.

 

No salão de festas cumpra os horários

Pode não haver agendamento depois mas o síndico precisa fiscalizar o final do evento além do transtorno de entrada e saída de visitantes em altas horas da noite.

 

Participe das reuniões de condomínio

Não espere o resultado da votação para reclamar por não se sentir satisfatório. Participe das votações e se informe mais sobre o seu ambiente de moradia. E tente chegar cedo para evitar atrasar o andamento das pautas.

 

Essas são algumas dicas que podem ajudar a melhorar a vida em condomínio. Para conhecer mais assuntos relacionados a convivência em condomínio visite nosso blog no site.

Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio