Condomínio Simples

Como escolher um síndico para o condomínio

como escolher um síndico
27/03/2018   publicado por: Condac Condomínios

Um condomínio pode ter seu funcionamento comparado ao de uma empresa, por isso é importante que o responsável pela gestão do empreendimento tenha os conhecimentos básicos necessários para ocupar o cargo, são assuntos relacionados a leis, direito trabalhista, contabilidade, gestão de pessoas entre outros temas.

Por esses motivos a definição de quem será o gestor do condomínio deve ser bem pensada, hoje em dia o quesito para a escolha de quem irá cumprir esse papel não deve se basear apenas em quem é a pessoa que tem mais tempo disponível, mas sim, na mais preparada para ocupar o cargo.  

 

Como é feita a votação

A escolha do síndico parte dos moradores e deve ser feita por eleição. Os candidatos devem se apresentar, fazer suas campanhas informando porque devem ser escolhidos e uma votação é marcada e deve obedecer o quorum exigido. A gestão no geral é de dois anos, mas fica a cargo dos moradores e do regimento interno estipular de quanto em quanto tempo o síndico pode continuar atuando. O ideal é não ser um período muito curto para poder ter tempo de atuação e realizar ações. Dois anos é considerado um período de gestão agradável.

 

O que avaliar ao escolher um síndico?

O poder de comunicação com os moradores é de extrema importância, mas não o único fator. Contudo, uma pessoa extremamente tímida e sem capacidade de dialogar não pode assumir o cargo porque em diversos momentos necessitará conversar com os vizinhos e solucionar problemas através do diálogo.

A presença do síndico no espaço também é importante. Não pode ser uma pessoa em constantes viagens porque será requisitado para fiscalização de obras, solucionar problemas, pagamentos, multas, dentre outras constantes do dia a dia. Não há como alguém em viagens periódicas possa exercer bem a função se não estará em sua residência.

A capacidade de lidar com conflitos é crucial. É preciso não apenas ter paciência para ouvir as queixas como bom senso para resolver os conflitos. Às vezes o síndico é procurado por pessoas não muito gentis ou aos gritos para dar uma solução imediata e manter a calma e saber conversar é extremamente importante. O cargo exige também bom temperamento para lidar com os diversos tipos de comportamentos dos moradores.

 

Quer ser síndico? Fique atento

Autoridade não é autoritarismo. O síndico é uma figura de autoridade no prédio mas como deixa claro o jargão popular: “poder deve ser usado com sabedoria”. Por ser uma figura com poder de liberar acessos e até mesmo vetar festas, é importante manter a mente sob controle e não usar seus privilégios a seu favor e barganhar permissões em troca de favores. Não deve ser flexível demais também, cedendo a cada apelo.

Não centralizar todas as funções é importante. Fiscalização é crucial mas ser a pessoa a resolver tudo não ajuda nem ao andamento dos trabalhos e ainda dificulta a vida do próprio síndico. É preciso delegar funções, dividir cargos e pedir ajuda aos demais moradores pensando no bem comum.

Síndicos precisam ser acima de tudo organizados e pontuais. São muitas atribuições de verificação no condomínio, vistorias e ter uma agenda para organizar todos os compromissos e reuniões é importante. É preciso também ter tempo disponível para atender aos vizinhos sempre que necessário. Não estamos falando de alguém desempregado, mas com horários vagos tanto para atender ao telefone como responder a chamados em caso de necessidade, muitas vezes fora do horário comercial.

O síndico eleito pode desistir do cargo em caso de problemas ou dificuldades de gestão. Para isso deve comunicar sua decisão em reunião e convocar novas eleições. E se a gestão não for boa os moradores também podem pedir a saída com maioria de votos obedecendo o quórum exigido em reunião e solicitar nova eleição.

Para saber mais sobre administração de condomínios preencha o formulário e tenha acesso ao Ebook: Como administrar um condomínio com sucesso.

 

 


Tags: #escolhersindico #sindico
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio