COMO MEDIAR CONFLITOS NO CONDOMÍNIO?
Olá leitor, antes de iniciarmos algumas dicas de como mediar conflitos no condomínio, seria interessante uma reflexão do que significa a palavra mediar.
Tratar ou discutir como mediador; mediatizar. Estar no meio; distar igualmente. Interceder, intervir, interferir, intermediar.
De cara já percebemos que não é nada muito fácil de se fazer. Mediar conflitos quando envolve duas ou mais pessoas com pensamentos e razões que julgam as verdadeiras é um desafio e tanto para o síndico do condomínio.
Vamos para o que interessa e deixar aqui algumas dicas para que o conflito no condomínio seja sanado e não se transforme em guerra.
Ouça os dois lados
Em todos os atritos existem versões diferentes da mesma história. É importante que o síndico escute o que todos têm a dizer. Caso exista alguma prova que documente o fato, analise com cuidado e apresente essa informação ao outro lado da discussão.
Tente sempre conversar para buscar uma solução amigável. É bom para todos que o conflito seja solucionado com respeito e bom senso. No entanto, nem sempre é possível e não são todos os problemas que o síndico consegue resolver.
Seja imparcial
O síndico não deve tomar partido de nenhum dos lados. Ele precisa de imparcialidade para mediar o conflito da melhor forma possível. Logicamente que, sendo um ser humano como qualquer outro, ele tem uma opinião sobre o ocorrido. Porém, é necessário que ele tente ser o mais imparcial possível na solução de conflitos.
Caso um dos moradores envolvidos note que o síndico está tendendo ao lado contrário, pode até tornar a situação ainda mais tensa.
Deixe as normas claras
Muitos problemas podem ser evitados, ou pelo menos minimizados, quando as normas são claras para todos. A convenção de condomínio deve ser elaborada pelos usuários dos imóveis e aprovada em assembleia. Assim também deve ocorrer com o regimento interno. É direito e dever de todos os moradores conhecer as regras que embasam a boa convivência.
Além do regimento interno e da convenção, há legislação para alguns casos. Acontece com o uso de cigarro áreas comuns e fechadas. Por isso, o síndico precisa sinalizar a restrição para fumantes em locais fechados
Isso orientará moradores e visitantes, além de melhorar a convivência e evitar atritos. Evita, inclusive, que o condomínio seja multado se houver casos de uso de tabaco em espaços não permitidos.
Fuja das fofocas
Nada é pior para a convivência coletiva do que fofocas. O síndico não deve se meter nesse tipo de conversa. Se um vizinho não gosta de outro, se eles brigam e fazem insinuações, nada disso é problema do síndico. Esse tipo de intriga deve passar longe do gestor de condomínios.
A vida privada de nenhum dos condôminos diz respeito aos demais ou ao síndico. Isso, certamente, vai evitar muitos problemas.
Seja transparente
A transparência na administração evita atritos dos moradores com o síndico. Deixe claro todas as ações realizadas, a verba envolvida e faça a prestação de contas corretamente. Muitos problemas são evitados quando os condôminos sabem de que maneira é feita a gestão.
Por isso, tudo tem que ser muito bem explicado e demonstrado com comprovantes.
A falta de transparência resulta em desconfiança e um profundo sentimento de insegurança. (Dalai Lama)
Tenha uma comunicação aberta
Muitos problemas se resolvem com uma boa conversa. Por isso, o jogo de cintura é importante por parte do síndico. Estimule os moradores a usarem o livro de ocorrências e busque dar um parecer a tudo o que esteja documentado.
Os moradores têm que ser informados com eficiência sobre qualquer mudança, reformas, manutenções, dias em que funcionários trabalham e do horário de coleta de lixo. A boa comunicação transmite confiança e credibilidade e deixará os moradores mais tranquilos.
Se quiser mais informações, gravamos um vídeo com o Willame Gomes nosso síndico profissional.
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