Condomínio Simples

Dicas de segurança ao entrar e sair dos condomínios

segurança ao entrar e sair dos condomínios
10/04/2018   publicado por: Condac Condomínios

Todos temos o direito de ir e vir em nossas moradoras e receber quem desejar, mas a segurança ao entrar e sair dos condomínios deve ser redobrada. Com a quantidade ampla de moradores e sem ter uma lista pré aprovada de pessoas a receber, o risco de receber pessoas mal intencionadas no espaço privado torna-se cada vez maior. Mas é possível evitar ou ao menos diminuir os riscos de ocorrer esse tipo de acontecimento com eficientes normas de segurança.

O mais importante é que qualquer regra quanto à segurança do condomínio seja respeitada e seguida por todos. Normas de segurança é o tipo de conduta que se um não fizer compromete a segurança de todos os  outros moradores. Confira aqui algumas dicas.

 

Tenha uma lista de moradores

Manter uma lista atualizada dos moradores na portaria é uma forma de evitar a entrada de estranhos, tanto dos donos do imóvel como seus dependentes. O porteiro precisa saber quem pode ou não entrar no edifício sem prévio aviso e cabe ao morador atualizar esta lista sempre que mudar e o ao funcionário predial de vetar a entrada de desconhecidos.

 

Os visitantes devem ser autorizados

O sistema de interfones é a melhor forma de manter uma comunicação entre apartamentos e portaria e pode ser instalado em cada apartamento. Mas caso não tenha, encontre uma forma de avisar sempre que espera uma visita. Visitantes (parentes ou não) só podem ter acesso com a autorização do morador ou devem ser instruídos a voltar em outro momento caso não haja resposta positiva.

 

Empregados não devem entrar com pessoas estranhas

A menos que seja autorizado pelos proprietários, é importante não permitir que empregados tragam parentes e amigos durante o expediente para a segurança de todos. Visitas não permitidas e presença em apartamentos não solicitadas devem ser vetadas a menos que haja um aviso por escrito ou verbal diretamente dos moradores. A regra deve valer tanto para empregados domésticos fixos como diaristas.

 

Prestadores de serviço devem se identificar e ser autorizados

Se estiver esperando um montador de móveis, encanador ou prestador do tipo o morador deve avisar antecipadamente o nome do funcionário ou da empresa que prestará serviços e se possível com previsão de hora de chegada. A entrada deve ser liberada e autorizada pelo proprietário. Cabe à empresa que envia seu funcionário o mandar com a devida identificação com ordem de serviço e crachá a serem checados antes de permitir a entrada.

 

Entregas devem ser feitas na portaria

Por conta da facilidade e comodidade proporcionada por entregas, esse método está ficando cada vez mais comum no cotidiano das pessoas, mas os que convivem em condomínio precisam tomar alguns cuidados para manter a segurança. Entregadores não devem entrar nas dependências do condomínio para realizar as entregas, o indicado é que permaneçam na portaria e o responsável pela encomenda faça a retirada no local.

Apenas em casos que não seja possível o responsável levar a encomenda até a sua unidade que pode ser autorizada a entrada do entregador desde que previamente identificado na portaria. O importante é verificar o que diz o regimento interno do seu condomínio referente a entregas, para que não ocorra nenhum problema.

 

Veículos apenas registrados entram na garagem

Esta é a melhor forma de evitar problemas, mesmo contrariando algumas visitas. Em caso de vagas vazias de um apartamento pode haver um acordo de avisar antecipadamente de outro carro/moto com placa e nome do motorista para poder entrar. Lembre que muitos podem se informar sobre a vaga e fingir ser amigo do morador para ter acesso. O que deve ser feito é autorizar a entrada somente quando o proprietário permitir e com as devidas identificações do condutor e do veículo, mas só deve ser feito esse procedimento se for permitido segundo as regras do condomínio.

 

baixe os faróis ao chegar na portaria – farol alto não permite a visualização do motorista pelo porteiro.

 

Câmeras de vigilância com gravação são indicadas

Circuito interno de gravação é uma das melhores opções para monitoramento e em caso de problemas, evitar falhas futuras e permitir os ajustes. Procure por empresas que de confiança, com referências e com serviço de gravação para em caso de assaltos ou outros problemas poder identificar os erros. Mantenha câmeras nas áreas comuns e o um serviço de telefonia em funcionamento para o porteiro ou segurança solicitar apoio policial quando necessário.

Todas as normas de segurança devem ser aprovadas pelos condôminos. Realizar uma assembleia geral é importante, com prévio aviso e pedindo a participação de todos. Imprevistos sempre acontecem mas com um sistema de segurança eficiente e todos respeitando as regras o condomínio estará mais seguro.

 

Para saber como realizar uma assembleia perfeita, acesse nosso Ebook “Guia completo de assembleias para condomínio” basta preencher o formulário abaixo.


Tags: #segurancaemcondominio
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio