Condomínio Simples

Dicas para redução de custos do condomínio

redução de custos do condomínio
21/03/2018   publicado por: Condac Condomínios

Os custos de um condomínio são valores essenciais para que o empreendimento se mantenha, desde os gastos com funcionários até contas de energia e água. Esse valor é repassado aos condôminos na forma da taxa de condomínio, mas as vezes o condomínio acaba precisando reduzir alguns custos para não ter que aumentar o valor da taxa ou nem sempre o condomínio vive uma boa situação financeira e às vezes é preciso rever os custos com a finalidade de reduzi-los para que a saúde financeira do condomínio fique bem.

Listamos algumas dicas de providências que podem ser tomadas para a redução de custos do condomínio.

 

Rever gastos contratuais e tarifas bancárias

O primeiro passo é selecionar cada prestador de serviço e analisar o contrato e o serviço. Pedir um novo orçamento ou se o contrato estiver acabando cotar com novas empresas, algumas baseiam-se no bairro para fazer o seu orçamento e é interessante fazer a cotação com mais de uma. O ideal é analisar ao menos três orçamentos.

Tente fechar pacotes longos com desconto. Exemplo: manutenção de elevador mensal pagando seis meses adiantados pode sair muito mais em conta. Algumas empresas permitem o pagamento antecipado mas claro, observe também a fama da empresa no mercado e a quantidade de reclamações para não haver problemas futuros.

As tarifas bancárias também podem ajudar na redução de custos de condomínio, o síndico pode analisar qual o valor das tarifas pagas atualmente e verificar as possibilidades junto ao banco de taxas menores ou ainda conhecer propostas de outros bancos.

 

Combate a inadimplência

O síndico deve estar atento a inadimplência do condomínio para que não atrase os pagamentos de despesas do condomínio e as contas acabem se transformando em uma bola de neve. Deve estar atento também as datas dos vencimentos das contas e a data que as taxas de condomínio são pagas, os compromissos do condomínio devem ter um vencimento posterior ao da arrecadação da taxa para que haja tempo hábil para o pagamento evitando assim pagar juros e multas por atrasos.

Contar com uma administradora é um importante passo na cobrança dos inadimplentes pois contam com um método para cobrança mais eficaz através de cobrança jurídica.

Água e gás

Água e gás em alguns condomínios não são individualizados e são pagas juntamente com a taxa de condomínio, o ideal é que esses serviços sejam individualizados para cada unidade e assim ela seja a responsável por pagar de acordo com o que foi consumido até porque o consumo de alguém que mora sozinho não é o mesmo de uma unidade com 4 moradores, bem como acaba se tornando uma maneira mais justa para o pagamento. É importante também verificar periodicamente os hidrômetros pois facilita na identificação de um vazamento, quando houver.

 

Hora extra de funcionários

A maior parte das despesas do condomínio é destinada ao pagamento de funcionários por isso é importante estar atento  a quantidade de pagamento de horas extras, primeiro se há realmente a necessidade do funcionário fazer a hora extra e dependendo da quantidade, analisar a possibilidade de contratar um folguista pois acaba sendo menos oneroso ao condomínio.

 

Sensores de presença e lâmpadas

Uma boa medida para economizar energia elétrica é a instalação de sensores de presença para acionar as luzes, assim evita que elas passem horas e horas acesas sem necessidade sendo acionadas somente quando houver a presença de alguém. Outra dica importante é a troca das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED que também geram economia já que consomem menos energia.

Os custos com as despesas de condomínio devem ser bem gerenciadas para que a administração do condomínio seja eficaz e não gere mais problemas ao condomínio no futuro. Poder contar com uma administradora de condomínios ajuda o síndico nessa missão, com decisões mais assertivas e a experiência na gestão de patrimônios são requisitos importantes. Preencha o formulário abaixo e saiba o que uma administradora pode fazer pelo seu condomínio.

 


Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio