Condomínio Simples

Em entrevista, Rudy Fernandes fala sobre “segurança em condomínio”

Após um trágico acidente envolvendo uma criança de 2 anos, que caiu do 11º andar de um prédio em Fortaleza, o diretor da Condac Condomínios e da Associação das Empresas Administradoras de Condomínios (Adeconce), Rudy Fernandes, foi convidado pelo jornal Diário do Nordeste para falar de segurança condominial. Mais precisamente, as redes de proteção.

As indicações

Na ocasião, Rudy falou sobre as principais indicações para a colocação das redes e afirmou que elas são necessárias: “sempre que tem criança no apartamento, ou até mesmo animais domésticos. Porque tem muitos casos de queda, não só de crianças mas de gatos também. É para a segurança deles, e também impede a queda de objetos”.

Além disso, o diretor acrescentou que a rede de proteção é válido para outras ocasiões. “Também é adequado (o uso da rede), sempre que a família identificar um risco, caso de pessoas com deficiência que podem se projetar para fora da varanda ou da janela, o ideal é que tenha a rede de proteção em todos os espaços”.

É uma obrigação?

Quanto a isso, o profissional confessa que não há uma lei vigente que obrigue o uso das redes de proteção, mas alerta para os riscos de não usá-la: “Não existe legislação, nem lei oficial, que obrigue a instalação das redes de proteção. Fica a critério de cada proprietário, pai, responsável… Como não existe lei que obrigue, vemos acidentes, de vez em quando. E além disso, muitos condomínios tentam proibir a instalação da rede por uma questão estética“.

Outras opções

Segundo Rudy, existem outras opções, mas que em termos de segurança, podem não obter a mesma eficácia. “Existem as grades, mas elas têm custo mais elevado que a própria rede (além da distância das barras); e o envidraçamento da fachada (que são aquelas cortinas de vidro), mas as cortinas não impedem a queda porque, em um momento ou outro, ela vai permanecer aberta, inclusive por conta da ventilação”.

 

27/03/2019   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio