Condomínio Simples

Entenda tudo sobre portaria virtual em 3 passos

A portaria virtual vem sendo adotada em diversos condomínios! Hoje alguns prédios já são planejados para funcionar desde o seu início com o sistema de portaria virtual. Mas você sabe como funciona a portaria virtual e o que seu condomínio precisa para a implantação desse sistema?

 

O que é a portaria virtual:

A portaria virtual, ou remota, é uma forma de gerenciar portarias, buscando reduzir as despesas administrativas, mas esse não pode ser o balizador principal para a implantação, pois a portaria virtual poderá trazer, também,  mais segurança para o seu condomínio.

Por meio de sistemas remotos compartilhados de controle a partir de uma estrutura singular, torna-se possível monitorar diferentes condomínios ao mesmo tempo, o que permite não só compartilhar uma mão de obra mais qualificada, mas também reduzir os custos e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Esse sistema vem sendo adotado cada vez mais pois, além de viabilizar uma importante redução de custos, pode proporciona uma maior segurança através da utilização de sistemas tecnológicos que são controlados por meio de softwares. Todo o fluxo de entrada e saída dos condôminos, prestadores de serviços e visitantes, além de cumprir as mesmas funções básicas de uma portaria física, para que o condomínio funcione da melhor maneira possível.

 

01. Como funciona a portaria virtual:

Através do sistema, as entradas e saídas de moradores e visitantes são monitoradas por um profissional remoto, por meio de um circuito de câmeras, sistema de voz e sistemas de sensores de presença conectados via internet a uma central de monitoramento. Os moradores podem ter controles, tags ou sistemas de biometria que permitem o acesso sem a necessidade de liberação da central.

Todos os vídeos e ligações são gravados de forma remota e registrados em sistema, o que permite que qualquer acesso das pessoas no condomínio seja devidamente rastreado. Vale dizer ainda que, através deste sistema, também é possível que o morador tenha mais segurança utilizando um acesso facilitado.

Mas como fica as entregas de cartas e mercadorias? É interessante que exista um zelador ou auxiliar de serviços gerais durante o horário comercial a fim de cumprir tais recebimentos, caso o morador não esteja no local. Porque mesmo com a portaria virtual o edifício continuará precisando de alguém que faça a limpeza e zele por aquele espaço. 

Esta inovação é indicada para condomínios compostos por até 40 unidades. Quando alguém toca o interfone, quem responde é o operador da Central, que acompanha virtualmente o local durante 24 horas do dia, como se estivesse presente na guarita e libera ou não a entrada de visitante mediante a autorização do proprietário da unidade. 

 

02. Quais as vantagens da portaria virtual

  • Redução dos custos mensais.

Visto que a Central consegue administrar várias portarias de uma só vez. Isso significa que a folha de pagamento do porteiro é eliminada, porque não será mais necessário o seu serviço de forma integral.

A diminuição da participação da mão de obra na operação de sua portaria reduzindo os gastos mensais permitindo o investimento em melhores sistemas de segurança, principalmente nos pontos mais vulneráveis do local.

  • Aumento da segurança

Outra vantagem é que a portaria virtual agrega mais segurança ao condomínio pois impossibilita a rendição da portaria. Ao invadir um condomínio, o primeiro objetivo dos criminosos é controlar a portaria, em um sistema de portaria virtual isso não é possível.

Há também a possibilidade de ter sensores de movimento nas partes externas e internas do condomínio. Assim, se algum invasor conseguir pular a proteção perimetral e circular pela área interna, ele poderá ser detectado facilmente.

 

03. Quais as características que o condomínio precisa ter para aderir a portaria virtual:

 

Nem todos os condomínios são aptos para contratarem o serviço de portaria virtual. Então iremos listar algumas características que o condomínio precisar ter para aderir o sistema. Lembrando que é uma indicação da Condac Condomínios e não uma regra.

  • O que o condomínio tenham aproximadamente 40 unidades e uma entrada de portaria. Empreendimentos de grande porte, com mais de uma portaria e diferentes entradas de garagem são mais difíceis para a implantação e bom desempenho do sistema.
  • Os condôminos precisam ter comprometimento em cumprir os procedimentos de segurança.
  • Eclusa para a restrição do acesso de visitantes ou prestadores de serviço.
  • Sistemas de biometria, apps ou tags para a liberação automática dos moradores.
  • Sistema de internet/telefonia pois toda a comunicação entre empresa e condomínio é feita via internet.
  • Câmeras IP´s para a transição da imagem e som via internet para uma boa comunicação entre operador e morador/visitante do condomínio. E que essas imagens tenham um Backup.
  • Gerador ou sistema de Nobreak em caso de queda de energia.
  • Cerca elétrica

 

Agora chegou a hora de você avaliar se é interessante a implantação da portaria virtual ou se a portaria presencial se encaixa melhor na realidade do seu condomínio.

 

Até mais.

Portaria Virtual
19/06/2019   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio