Condomínio Simples

Como organizar a movimentação financeira do condomínio

Organizar a movimentação financeira do condomínio é realmente complicado e depende muito do tamanho do empreendimento. São diversos pagamentos e recebimentos, em dia e em atraso, salário de funcionários, encargos, contratos de manutenção. Ufa! Por sorte, existem algumas dicas e atitudes que podem ser aderidas para facilitar sua vida. Confira a seguir.

O que diz a convenção do seu condomínio?

Antes de determinar quem será encarregado de zelar pela saúde financeira da morada coletiva, é importante conferir o que diz a convenção. Há convenções que sequer abordam sobre o tema, outras que atribuem essa função exclusivamente ao síndico ou constam que um conselheiro ou dois devem participar dessa função. Por fim, há também convenções que determinam que certas funções devem ser repassadas à empresa administradora.

Seja quem for, é importante acompanhar de perto

Atenção, principalmente se é um terceiro, seja síndico profissional ou a administradora, quem faz a movimentação do condomínio. É indispensável buscar se o saldo bancário bate com o saldo contábil para se ter a certeza que as contas do mês estão fechando conforme a previsão orçamentária. Isso diz muito sobre a movimentação financeira do condomínio. Esse acompanhamento deve ser feito pelos conselheiros e moradores, pelo menos semanalmente.

Ferramentas para uma boa movimentação financeira do condomínio

Além do que já foi citado, o primeiro passo para ter segurança com a movimentação financeira do condomínio é se cercar de bons profissionais, seja uma administradora, um síndico profissional ou uma empresa de auditoria preventiva. A administradora tem que oferecer opções para que os síndicos acompanhem, de preferência em tempo real, o que está acontecendo na conta do condomínio. Os comprovantes de pagamento, o que entrou e saiu todos os dias.

Transparência e honestidade são qualidades que devem ser zeladas com prioridade. Afinal, é o seu bem estar e dos demais moradores que está em jogo. Caso queira mais dicas para uma administração condominial de sucesso, clique aqui e baixe agora o material gratuito que nós preparamos pra você.

27/02/2019   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio