Condomínio Simples

5 mudanças que podem melhorar a gestão de condomínio

melhorar a gestão de condomínio
19/09/2017   publicado por: Grupo Condac

Quando se atua como síndico, uma questão sempre vem à cabeça: como melhorar a gestão de condomínio? Com a grande quantidade de afazeres que surge no dia a dia, muitas vezes, é difícil saber como é possível aprimorar os serviços e ter um gerenciamento mais eficaz.

Há diversos fatores que influenciam essa questão. Neste artigo, vamos mostrar quais mudanças você pode implantar para profissionalizar a gestão. Para isso, apresentaremos dicas práticas que você pode aplicar no seu condomínio. Confira.

1. Terceirize os serviços

Algumas atividades executadas no condomínio podem ser terceirizadas. Essa medida permite reduzir custos e, também, especializar mais a função.

Entre as possibilidades de terceirização, estão: portaria, limpeza, zeladoria, entre outras. Uma das principais vantagens dessa prática é ter pessoas especializadas nas atividades, o que faz com que os serviços sejam realizados da melhor forma possível.

Além disso, os profissionais são capacitados constantemente — e isso aumenta a eficiência do processo. É o caso, por exemplo, dos funcionários que trabalham com limpeza e que precisam usar produtos químicos.

2. Contrate um síndico profissional

Uma gestão mais eficaz e direcionada pode ser conquistada com a contratação de um síndico profissional. Ele conhece todas as particularidades da legislação e é focado nesse tipo de serviço, por isso, consegue melhorar a gestão de condomínio.

Entre as vantagens desse tipo de serviço estão:

  • Imparcialidade: o síndico não possui vínculo de amizade ou parentesco com os condôminos e, por isso, toma decisões mais objetivas;
  • Conhecimentos técnicos: o profissional tem experiência em diversas situações e conhece a legislação. Com isso, há mais facilidade na gestão;
  • Remuneração fixa: o valor continua sempre o mesmo, independentemente de variações das taxas de condomínio;
  • Prestação de serviços: o profissional pode ser demitido, se necessário, sem constrangimentos, porque sua atividade é estritamente profissional.

Qualquer tipo de condomínio pode optar pelo profissional, mas ele é ainda mais recomendado para aqueles empreendimentos com várias torres e muitos moradores.

3. Contrate uma administradora para melhorar a gestão de condomínio

Uma empresa especializada nesse segmento aumenta o controle das questões trabalhistas, contábeis e fiscais, reduzindo a burocracia desses procedimentos. Ela também representa o condomínio em órgãos públicos e presta assessoria na contratação de serviços. Tudo para que os moradores tenham acesso a serviços mais eficientes e eficazes e para melhorar a gestão de condomínio. Outras vantagens são:

  • Cumprimento das obrigações fiscais por meio da apresentação dos documentos necessários;
  • Disponibilização de um departamento jurídico, que presta assistência sempre que surge uma situação em que é necessário ter esse acompanhamento;
  • Realização de cobrança dos inadimplentes, o que reduz o índice de devedores e evita constrangimentos desnecessários e ilegais.

4. Busque ajuda profissional

O síndico precisa ter o amparo em algumas questões, especialmente relativas às situações jurídicas e contábeis. Essas duas áreas garantem os direitos dos funcionários e ainda trazem proteção em situações de demissão e acidentes de trabalho.

Outro benefício é em relação à prestação de contas anual aos moradores. Assim, é possível mostrar como foram feitos os investimentos e quais as melhorias e consertos realizados no período anterior.

5. Conte com a ajuda da tecnologia

Os softwares e aplicativos podem facilitar – e muito a gestão. Você pode usar sistemas ou até mesmo planilhas em Excel para anotar receitas e despesas. Outras alternativas são apps para gerenciamento das tarefas, como o Trello, que permitem anotar o que deve ser feito e quais são as prioridades.

Essas 5 mudanças simples podem fazer toda a diferença para melhorar a gestão de condomínio. E você, já está preparado para implantar essas modificações? Se você gostou deste conteúdo, aproveite e compartilhe-o nas suas redes sociais.

guia de administração

Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio