Condomínio Simples

Passo a passo para uma assembleia condominial tranquila

As assembleias de um condomínio costumam ser bastante complicadas de organizar. As ordinárias, mesmo que programadas, carregam consigo temas, principalmente, financeiros, que quase sempre causam divergências de opinião. Já as extraordinárias são, em boa parte, para situações de maior urgência. Sendo igualmente complexas. A seguir, saiba como tirar isso de letra conduzir uma assembleia condominial de forma tranquila.

 

A preparação

Antes mesmo da assembleia condominial, é importante garantir que o evento transcorra com organização e tranquilidade. A convocação deve ser feita como manda a convenção do condomínio – caso contrário, as decisões tomadas pela coletividade podem ser invalidadas judicialmente.

O ideal é municiar o condômino com todo o tipo de informação possível antes da reunião, para que ele tenha tempo de refletir sobre os dados, elaborar perguntas e até de trocar algumas ideias com os vizinhos. O uso da internet pode ser um aliado importante para este fim. Por isso, ferramentas como listas de e-mails, redes sociais, site do condomínio, blogs, fóruns, assembleia virtual, podem ser extremamente úteis para promover e antecipar o debate entre os participantes.

 

Durante o encontro

Seja criterioso com o horário de início da reunião. É uma boa maneira de prestigiar os presentes, e não os ausentes, ou atrasados. Outra forma de se manter a ordem é dar certo período de tempo para cada assunto na pauta – e no máximo cinco minutos a mais, caso a maioria decida por mais explicações sobre o tema.

Em caso de objeções, seja por parte daqueles que pedem a palavra a todo momento e desejam mais explicações sobre contas já aprovadas, ou sobre um orçamento cotado, ou em relação a um item muito específico de qualquer coisa debatida, pode-se oferecer uma atenção especial em outro momento, para evitar atrasos na ordem estabelecida para o dia.

 

Pra finalizar

Com tudo devidamente decidido, é possível que os vizinhos e síndicos fiquem ali conversando sobre a reunião. O presidente da mesa, auxiliado pelo funcionário da administradora de condomínio, redige a ata da reunião, que tem data limite para ser entregue aos outros moradores, expressa na convenção. Agora é só cumprir com a obrigação final e esperar o próximo encontro.

 

Se você chegou até o final dessa leitura é porque pretende ser um craque na organização de uma assembleia condominial. E já que o seu objetivo é esse, preparamos um guia completo pra te auxiliar. Baixe-o gratuitamente clicando aqui.

09/01/2019   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio