Condomínio Simples

Por que contratar uma administradora de condomínio​? Entenda aqui!

administradora de condomínio
27/01/2017   publicado por: Grupo Condac

Sabe por que contratar uma administradora de condomínio é a melhor opção para você gerenciar o seu prédio? Porque essa atividade requer diversos conhecimentos e habilidades na área contábil, civil, trabalhista, entre outras.

Como se não bastasse toda essa burocracia e a responsabilidade de manter o fluxo de caixa organizado, a gestão de condomínio exige tempo e dedicação. Afinal, não é muito diferente de gerenciar uma empresa.

O grande problema de todo síndico é a questão do tempo. Em grande parte dos complexos residenciais, esse profissional exerce várias atividades paralelas. Além de tudo, ele ainda tem que lidar com os funcionários e apaziguar conflitos entre os moradores.

Nesse contexto, fica muito difícil gerenciar um condomínio sozinho. Pensando nisso, separamos algumas vantagens de contratar uma empresa especializada em administração de condomínios para ajudar você a fazer a escolha mais acertada. Acompanhe!

Gerencia as questões administrativas, contábeis e financeiras

A administradora de condomínio é responsável pela assessoria contábil, administrativa e financeira. Sendo assim, é ela que confere os recebimentos, organiza o fluxo de caixa, faz o controle de encargos sociais, das folhas de pagamento, dos boletos bancários e cuida da inadimplência. Tudo isso é feito com ajuda de um software especializado por meio de um ambiente on-line.

Representa o condomínio nos órgãos públicos

Geralmente os órgãos públicos possuem um horário restrito de funcionamento. Esse fato dificulta o acesso do síndico, que não pode se ausentar do trabalho a qualquer momento. A contratação de uma administradora de condomínio é muito útil nessa situação, pois ela é a responsável por representar o prédio nesses órgãos sempre que houver necessidade.

Presta assessoria na contratação de serviços

Pelo fato de atuar com diversos profissionais, a administradora tem condições de indicar o pessoal mais qualificado para realizar todos os serviços que um condomínio precisa para funcionar bem. Além disso, ela se responsabiliza por enviar orçamentos e as informações necessárias para a sua tomada de decisões.

Apresenta as declarações necessárias

Todos os condomínios precisam cumprir com suas obrigações fiscais exigidas pela Receita Federal e pelo Ministério Público. Nesse caso, ter uma administradora no controle das operações facilita a confecção e a entrega de declarações como DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte), RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Dispõe de um departamento jurídico

É muito oportuno ter um grupo de advogados na equipe, pois assim é possível prestar assistência jurídica aos eventuais problemas do condomínio sempre que for necessário. Também é uma forma do síndico ficar mais seguro em relação a possíveis processos e despesas futuras.

Realiza cobrança dos inadimplentes

Cobrar os moradores é considerada a tarefa mais constrangedora pelos síndicos de modo geral. Muitas pessoas não entendem que essa é uma das atribuições desse profissional e ficam extremamente ofendidas quando são notificadas de um atraso no pagamento.

Ao contratar uma empresa, você não vai precisar mais passar por esse tipo de situação, pois é ela que realiza as cobranças. Ou seja, você tira esse peso das suas costas!

Percebeu como contratar uma administradora de condomínio pode garantir a agilidade nos processos e proporcionar mais segurança e qualidade de vida para você? Se você gostou das nossas dicas e quer ficar por dentro de outros conteúdos como este, assine a nossa newsletter!

Guia de Assembleias

Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio