Condomínio Simples

Quando realizar uma auditoria de condomínio?

Administrar um condomínio não é nada fácil e exige responsabilidade e idoneidade. Quando os moradores não conseguem acompanhar ou questionam os gastos realizados no condomínio ou não visualizam os resultados do valor investido mensalmente, talvez seja a hora de contratar um serviço de auditoria de condomínio. Entenda abaixo como proceder:

Quem deve realizar a auditoria de condomínio

Uma dica importante é que essa auditoria de condomínio não seja realizada por moradores ou pela administradora do condomínio. Para que seja válida, ela deve ser feita por um contador especializado em condomínios e que seja registrado no CRC – Conselho Regional de Contabilidade. Em relação ao grande benefício que traz, principalmente em condomínios maiores, os custos de contratação mensal de uma empresa ou contador especializado em auditoria em condomínio são considerados baixos. Uma fraude ou desvio de verbas poderá acarretar prejuízos muito maiores do que o valor pago para sua prevenção.

Quando é necessária

Se os moradores estão questionando as contas, já é válido. A partir do momento em que existe desconfiança por parte dos condôminos de que as contas não estão bem explicadas ou apesar de muitas arrecadações extras, as melhorias não estão ocorrendo, vale a contratação de uma auditoria de condomínio. Para se evitar suspeitas de fraudes e criar um vínculo de confiança entre moradores, síndico e administradora o ideal é que sejam feitas auditorias preventivas, se possível mensalmente ou a cada trimestre.

Fraudes são mais comuns do que se imagina

Infelizmente, encontrar pessoas que se aproveitam do cargo em um condomínio não é nada incomum. Fraudes em condomínio ocorrem por falta de fiscalização e controle rigoroso dos gastos. Estes controles podem ser feitos mensalmente ou quando existe algum tipo de desconfiança por parte dos condôminos, como já citamos. A verificação deve ser realizada em todas as notas de despesas, compras e serviços, apurando a veracidade da nota fiscal e se o serviço foi realizado e o produto usado conforme a necessidade do condomínio.

Quer saber mais como promover uma boa auditoria em seu condomínio? Baixe agora clicando aqui um material super bacana que nós preparamos e aproveite tudo que você precisa saber sobre auditoria de condomínio.

24/04/2019   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio