Condomínio Simples

5 razões para contratar um síndico profissional

contratar um síndico profissional
15/08/2017   publicado por: Grupo Condac

Muitos condomínios elegem um dos moradores para atuar na gestão do edifício, mas diversos problemas podem surgir nesse contexto, já que a falta de tempo pode impactar negativamente a administração. Então, qual a melhor solução? Você sabia que é possível contratar um síndico profissional?

Essa é uma opção fornecida por algumas empresas, que fazem a gestão com um profissional especializado, oferecendo diversas vantagens para o condomínio.

Se você nunca pensou nessa possibilidade, acompanhe o artigo. Aqui, vamos elencar as principais razões pelas quais um condomínio deve optar pelo síndico profissional.

1. Gestão mais especializada

O síndico profissional tem conhecimentos em administração e entende como os condomínios funcionam. Suas noções práticas ajudam a gerenciar o edifício de modo mais eficiente e considerando diferentes fatores, como gestão dos funcionários e vistoria nas instalações do condomínio.

2. Imparcialidade para gerenciar conflitos

A profissionalização da função de síndico garante um julgamento isento e imparcial. Isso significa que as decisões são tomadas com foco no bem comum — e não para beneficiar alguém.

Além disso, é estabelecido um relacionamento mais adequado com os moradores, o que facilita a mediação de conflitos. Ainda é importante lembrar que, nesses casos, o regimento e a convenção são aplicados para dar mais suporte às resoluções.

3. Neutralidade nas relações com prestadoras de serviços

O condomínio precisa, em maior ou menor grau, do apoio dos prestadores de serviços que atuam na limpeza, manutenção, obras e outras atividades rotineiras. Isso garante que os contratos com esses fornecedores sejam negociados e até tenham suas condições melhoradas.

4. Eficiência na gestão financeira ao contratar um síndico profissional

Um condomínio pode ser comparado a uma empresa. Isso significa que é essencial contar com uma boa gestão financeira, que cuide das movimentações de recursos (fluxo de caixa) e controle os fundos de reserva e de obras.

Nesse cenário, contratar um síndico profissional é a garantia de que a cobrança dos inadimplentes será feita de forma mais efetiva, o que evita que o nível de dívidas em aberto aumente e impacte negativamente o caixa.

Ainda há outras atividades financeiras que são executadas por esse profissional, entre elas a elaboração de orçamento anual, que define quanto será gasto em cada ação do condomínio durante todo o ano, e o acompanhamento das mesmas.

5. Controle da gestão dos funcionários

O condomínio conta com uma quantidade significativa de funcionários — e quanto mais apartamentos tiver, maior é a necessidade de colaboradores. É preciso saber gerenciar o pessoal, indicando o que deve ser feito e quais são as prioridades naquele momento para que todas as atividades ocorram dentro do esperado.

Ao contratar um síndico profissional, o condomínio tem um maior controle sobre isso, porque ele trabalha especificamente com esse enfoque e tem tempo para acompanhar as ações – que é o contrário do morador eleito e, muitas vezes, deixa essa parte de lado para fazer somente o que é estritamente necessário.

Assim, contratar um síndico profissional é uma opção interessante, porque seu objetivo é melhorar a gestão. Devido às ações que realiza, ele ainda economiza recursos do condomínio, dinheiro que pode ser aplicado em reformas, obras e outros benefícios para os moradores.

Agora que você já conhece as razões para contratar um síndico profissional, que tal pensar nessa opção? Para se aprofundar no assunto, conheça nossa solução para o seu condomínio e, se tiver alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários. Até a próxima! 

guia de administração

Tags: #síndicoprofissional #contratarsíndicoprofissional
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio