Condomínio Simples

Respeite as regras de convivência do seu condomínio

Se você é novo no mundo condominial e não quer cometer erros graves que possam prejudicar a sua harmonia com os vizinhos, é importante estar atento as regras de convivência do local. Afinal, o apartamento é seu, mas no condomínio a regra é clara: o bem coletivo se sobressai ao individual. Desde que não incomode, muita coisa é válida. Confira abaixo.

Eu posso exercer minha atividade profissional no apartamento?

É pouco comum, há quem more em condomínio e deseja trabalhar no conforto do lar. E a resposta é positiva: sim, você pode. Apesar de poucos os esclarecimentos, é de conhecimento geral que o exercício da atividade profissional não pode estar proibido na convenção ou no regimento interno do condomínio.

Em outros casos, se as leis condominiais forem omissas, a atividade é permitida desde que: não onere os moradores, não ponha em risco sua segurança e não incomode o sossego de todos.

 

O aluguel por temporada quebra as regras de convivência?

Tema muito questionado, mas de fácil resolução.  O condômino que aluga sua unidade deve se atentar às regras de não modificar a destinação da unidade e não a utilizar de maneira prejudicial ao sossego e segurança dos demais. Feito isso, não interessa se a locação é convencional ou de temporada, uma vez que ambas são permitidas.

As leis condominiais não podem, inclusive, estabelecer norma em sentido contrário, porque estariam violando o direito constitucional de livre disposição da propriedade.

Explicada a importância do regimento interno

Percebeu? Muita gente acha chato ler aquele monte de papel. Tudo bem que não é a oitava maravilha do mundo. É compreensível. Mas a sua importância é incalculável na tomada de decisões de um condômino.

O regimento interno é elaborado pelos próprios condôminos para estabelecer regras sobre a conduta de moradores e funcionários, uso de áreas e equipamentos compartilhados, proibições, etc. Logo, trata-se de um dispositivo que requer constante atualização, para se adaptar às mudanças sociais e ao perfil dos ocupantes dos condomínios. Participe ativamente.

 

Gostou das dicas? Baixe agora mesmo o modelo de regimento interno criado por nós clicando aqui e tire todas as suas dúvidas.

03/04/2019   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio