Condomínio Simples

5 segredos para se tornar um síndico de sucesso

sindico de suceso
10/04/2017   publicado por: Grupo Condac

Exercer o papel de síndico do condomínio é uma tarefa trabalhosa, mas que pode ser muito gratificante. Principalmente se você conseguir se destacar por ser um síndico de sucesso. E não pense que, para isso, é necessário ter ideias mirabolantes e super criativas.

Para conseguir um alto índice de aprovação dos condôminos, basta exercer a sua função com dedicação, proatividade, organização e muita atenção a todas as demandas.

Veja, abaixo, 5 segredos para se tornar um síndico de sucesso!

1. Conheça bem o regulamento interno do condomínio

Pode parecer óbvio, mas não é. Muitos síndicos sequer leram alguma vez o regulamento interno do condomínio e, por isso mesmo, cometem erros de principiante na administração.

O regulamento do condomínio deve ser amplamente conhecido por todos os moradores, sobretudo pelo síndico. É nesse documento que constam normas sobre horários, uso das áreas comuns, utilização da garagem etc.

O síndico deve ter todas essas normas na ponta da língua. Só assim você terá condições de administrar o condomínio da melhor maneira possível.

2. Seja organizado

Uma das funções primordiais do síndico é guardar toda a documentação relativa ao condomínio. Contas, impostos, comprovantes de pagamento, balancetes, folhas de pagamento de funcionários e vários outros documentos devem ser armazenados de forma organizada e de maneira que possam ser consultados a qualquer momento.

Além disso, lembre-se que o mandato de um síndico não é eterno e você precisará passar toda essa documentação para as mãos do seu substituto. Quanto mais organizado o material estiver, melhor será a transmissão da função.

3. Antecipe-se às necessidades dos moradores

Uma atitude proativa é um grande diferencial para se tornar um síndico de sucesso. Embora grande parte do trabalho esteja relacionada à solução de problemas, se você ficar atento ao dia a dia do condomínio, poderá agir antecipadamente, evitando que os contratempos aconteçam.

O síndico não deve se comportar apenas como um morador comum, que usa o condomínio normalmente. É preciso estar atento e pronto para propor soluções ágeis e precisas.

4. Comunique-se com clareza

Um grande segredo para o sucesso do síndico é, sem dúvida, a sua capacidade de comunicação. Afinal de contas, não é sempre que é possível conversar pessoalmente com cada condômino. Portanto, é necessário desenvolver formas criativas e chamativas para transmitir os recados.

Uma boa solução é espalhar cartazes pelos elevadores e áreas comuns. Dê preferência aos textos curtos e diretos, recheados com imagens que chamem a atenção.

5. Seja ágil na resolução dos problemas

O síndico deve garantir a tranquilidade e comodidade dos moradores. Por isso, seja rápido para solucionar problemas, mesmo os mais simples. Caso o portão eletrônico da garagem apresente problemas, por exemplo, tenha em mãos o telefone do técnico responsável e providencie o conserto antes que alguém fique prejudicado por não poder sair com o carro.

A dica é manter uma agenda com os contatos dos principais fornecedores sempre disponível, para não perder tempo procurando por eles.

E então, pronto para se tornar um síndico de sucesso? Se você tem alguma outra sugestão, participe deixando seu comentário no post!

guia de administração

Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio