Condomínio Simples

Síndico do condomínio: descubra como melhorar relacionamento com moradores

14/03/2017   publicado por: Grupo Condac

A boa convivência com vizinhos é essencial para a tranquilidade de um condomínio, mas uma relação interpessoal nem sempre é fácil, e entre uma vizinhança não é diferente. São várias divergências que podem tornar o convívio em algo nada amistoso, e às vezes isso ocorre porque alguém resolve colocar seus interesses pessoais acima de tudo e todos.

Reclamar por causa do latido de um cachorro no apartamento do vizinho, pelo bebê que chora o tempo todo ou pela festa que seu vizinho fez (e que é raro acontecer) são fatores que podem ser reavaliados por quem se queixa.

Com tantos conflitos entre as relações humanas, a qualidade de vida e o ambiente em que convivem acabam sendo afetados diretamente.

Um condomínio é uma organização social com regras que devem ser seguidas e cumpridas pelos moradores do local. E para uma boa experiência entre todos é necessário que cada um cumpra com o seu dever — tanto os funcionários e o síndico quanto os moradores.

Portanto, ter respeito com os outros, priorizar o diálogo e ter paciência é essencial para uma boa convivência. E saber o que fazer para não ter conflitos com os moradores ou quando um problema aparecer é preciso para que a tranquilidade e a harmonia sejam mantidas.

Confira algumas dicas de como melhorar o relacionamento e garantir a boa convivência com vizinhos!

Deixe claro o regulamento interno e as regras do condomínio

Deixar claro quais são as regras do condomínio para os moradores é fundamental. Assim é possível evitar desentendimentos com os novos inquilinos e até mesmo para alguns “esquecidos”. Fazer isso é importante pois cada prédio tem suas regras, como horário de mudança, normas de utilização dos espaços, regras sobre segurança etc.

Organize assembleias periodicamente

Todo condomínio deve fazer assembleias para informar sobre tudo o que envolve o prédio e para escutar dos condôminos suas sugestões ou reclamações — e fazer com que os moradores participem dela é necessário.

Deixe claro que ao participar das reuniões os condôminos estarão contribuindo para a melhoria do local e que, assim, poderão também fazer parte de todas as decisões envolvendo o ambiente. Deixe claro que essas reuniões servem para tentar melhorar a gestão do condomínio.

Em alguns casos, contratar uma administradora de condomínios pode ser uma boa opção. Principalmente quando questões jurídicas e contábeis mais complicadas estiverem em questão.

Verifique os espaços comuns

Verificar se os espaços comuns estão sendo usados corretamente é muito importante. Ao fazer isso, transtornos podem ser evitados. Portanto, fique de olho.

Delegue tarefas e conscientize os condôminos

O síndico é responsável por delegar as tarefas aos funcionários e também tem a função de informar e conscientizar os moradores que não devem fazer nenhum tipo de pedido que venha a beneficiar apenas o seu domicílio.

Todos os funcionários do condomínio são prestadores de serviço do próprio condomínio, e não devem, portanto, prestar serviços que não seja em prol do ambiente como um todo.

Tentar manter uma relação saudável para que haja um bom relacionamento entre todos que fazem parte da rotina condominial é muito importante. Além disso, incentivar os moradores a valorizar o patrimônio e a respeitar as regras do local de moradia já é um grande passo.

Estabeleça um canal de comunicação no condomínio

É função do síndico estabelecer um canal de comunicação eficiente para todos no condomínio, pois em caso de reclamação ele deverá ser o primeiro a saber. Criar um grupo no WhatsApp  pode ser uma boa ideia para esse tipo de questão. Além de ser prático, o aplicativo ajuda a manter um relacionamento mais próximo entre moradores e síndico.

A união é fundamental para a harmonia do lugar. Portanto, evite desentendimentos com os vizinhos, opte sempre pelo diálogo. E lembre-se que o regimento interno do condomínio ajuda a evitar grande parte desses desentendimentos.

Você curtiu este post sobre boa convivência com vizinhos? Conhece outras dicas sobre o assunto? Então deixe um comentário!

guia de administração

Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio