Condomínio Simples

Terceirizar os serviços do condomínio: por que vale a pena?

terceirizar os serviços do condomínio
22/08/2017   publicado por: Grupo Condac

Você já parou para pensar sobre a possibilidade de terceirizar os serviços do condomínio? Com tantas atividades a realizar diariamente, essa é uma opção válida para o síndico, que delega algumas tarefas para uma empresa especializada e pode focar em ações gerenciais, que se tornam estratégicas para a gestão.

Além disso, a terceirização é uma das maneiras mais práticas de gerenciar o condomínio, já que as obrigações trabalhistas e previdenciárias, bem como os problemas de rotatividade, férias, cobertura de faltas etc. ficam a cargo da prestadora do serviço.

Porém, há muito mais vantagens nesse processo. Neste post, vamos abordá-las e também indicar quais serviços básicos realizados no condomínio podem ser terceirizados. Então, vamos lá?

A prática da terceirização

Essa é uma possibilidade prevista pela legislação trabalhista que permite transferir a responsabilidade de algumas atividades para uma empresa prestadora do serviço. Em contrapartida, é pago um valor mensal.

Terceirizar os serviços do condomínio é uma prática bastante comum no Brasil, e ficou em evidência recentemente pela legislação sancionada pelo presidente Michel Temer, em março de 2017. Segundo a Nova Lei da Terceirização, qualquer atividade pode ser terceirizada, inclusive os processos-chave para as empresas.

No caso do condomínio, essa é uma situação muito comum — e quanto maiores eles forem, mais altas são as chances de contar com colaboradores terceirizados. Os motivos que justificam essa atitude são variados, por exemplo, para evitar dores de cabeça com faltas e acompanhamentos de colaboradores ou, ainda, para garantir a qualidade do serviço prestado sem precisar supervisioná-lo de perto.

As atividades que podem ser terceirizadas

Em um condomínio, há diversas tarefas que podem ser repassadas para empresas prestadoras de serviços. É o caso das seguintes atividades:

  • Portaria;
  • Zeladoria;
  • Rondista;
  • Jardinagem;
  • Vigilância armada;
  • Serviços gerais de manutenção.

Nesses casos, o síndico não precisa ter tantas preocupações e pode focar o atendimento aos moradores e na solução de problemas. No entanto, é importante se atentar ao fato de que os contratos das empresas terceirizadas podem variar bastante em relação à responsabilidade delas.

De modo geral, elas são encarregadas de cuidar do pagamento de salários, encargos sociais, benefícios e obrigações trabalhistas de seus contratados. Também devem se responsabilizar pelo treinamento, substituição de pessoal, supervisão dos trabalhos e qualquer atividade de gerenciamento desses colaboradores.

As vantagens de terceirizar os serviços do condomínio

A terceirização oferece diversos benefícios ao condomínio que opta por ela. Confira:

Transferência de responsabilidade

A escolha de uma terceirizada ocasiona esse efeito porque a empresa passa a ser responsáveis pela contratação, capacitação e gestão dos colaboradores que executarão as atividades.

O síndico, então, é isento dessa preocupação. No entanto, é importante se certificar de que a empresa é confiável e possui boa reputação para evitar problemas relativos à falta de funcionários, qualidade e outros imprevistos.

Isenção da gestão de funcionários

O síndico dificilmente se dedica exclusivamente à administração condominial. Ou seja, ele tem pouco tempo e precisa aproveitar bem os períodos em que está no condomínio. Ao terceirizar os serviços do condomínio, consegue ter mais eficiência em seus atos, pois não precisa gerenciar os funcionários.

As tarefas são realizadas de maneira adequada e as reclamações dos moradores devido a problemas internos do condomínio diminuem – é uma maneira de aliar serviços bem-feitos à maior produtividade.

Redução de custos

Terceirizar os serviços do condomínio evita o inchaço na contratação de colaboradores, o que onera a folha de pagamento. Todos os encargos trabalhistas ficam por conta da prestadora de serviços e a responsabilidade do administrador do edifício são os pagamentos mensais.

Ainda há outras vantagens relacionadas a essas, como: profissionais qualificados, supervisão estratégica, otimização do tempo, suporte técnico da terceirizada e desburocratização trabalhista.

É importante ressaltar que esses benefícios são ainda maiores em relação à segurança e portaria. Esses profissionais precisam de treinamento específico para atender à legislação, além disso, a terceirizada se responsabiliza em caso de imprevistos nesse serviço.

Gostou de entender melhor os motivos pelos quais vale a pena terceirizar os serviços do condomínio? Veja agora de que forma deve escolher uma administradora de condomínios e até a próxima.

guia de administração

Tags: #terceirizaçãodeserviços #mãodeobraterceirizada #grupocondac
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio